Canções do “Só Pra Contrariar” e da dupla “Theo & Luan” integram operação inédita de royalties musicais

Author

Categories

Share

A Hurst Capital acaba de disponibilizar uma oferta com dois catálogos de canções nostálgicas; a operação traz músicas de Fernando Pires, compositor da banda de pagode, e composições de Luan Rafael, integrante da dupla sertaneja

A Hurst Capital, maior plataforma de ativos alternativos da América Latina, acaba de lançar uma operação de royalties musicais dos compositores e intérpretes Fernando Pires e Luan Rafael, cujos catálogos foram adquiridos pela MUV Capital, originadora de ativos alternativos do ecossistema Hurst.

Fernando Pires, responsável pela formação do grupo de pagode Só Pra Contrariar, é compositor e integrante do grupo que despontou nos anos 1990 com canções que levaram o pagode para o mainstream. Liderado por Alexandre Pires nos vocais – irmão de Fernando -, o Só Pra Contrariar conquistou o público com músicas como “Domingo”, “Minha Fantasia” e “Aquela Mulher”, que se tornaram hinos do pagode.

Outra oportunidade de investimento da operação é o catálogo de Luan Rafael, da dupla sertaneja Theo e Luan. O sertanejo, sendo um dos gêneros mais consumidos no Brasil, especialmente em plataformas de streaming, faz com que o catálogo de Luan Rafael tenha grande potencial de crescimento. Além disso, a maioria de suas composições são sucesso nas vozes de grandes artistas do gênero como Gustavo Mioto, Zé Neto & Cristiano e muitos outros.
“A aquisição de catálogos envolve uma análise detalhada do valor das obras, baseando-se em seu desempenho histórico, relevância cultural e potencial de receita futura, especialmente com o crescimento das plataformas de streaming no país. A venda do catálogo oferece uma oportunidade única para investidores interessados em adquirir um ativo com forte apelo nostálgico e histórico de rentabilidade”, afirma Ana Gabriela Mathias, COO da MUV Capital.

A operação já está aberta na plataforma da Hurst Capital. Trata-se de uma série única de Emissão de Certificados de Recebíveis (“CRs”) lastreados nos direitos creditórios adquiridos pela emissora, decorrentes dos recebíveis da execução pública e distribuição digital das obras musicais dos compositores.

O prazo de duração da oferta é de 36 meses com aporte mínimo de R$ 10 mil. A projeção de rentabilidade é de 17,26% ao ano no cenário base. Além disso, o investimento é realizado via securitização, prática financeira que envolve a conversão de futuros fluxos de ativos, como os royalties musicais, em valores mobiliários negociáveis.

“A MUV Capital, além de oferecer retorno financeiro aos seus investidores, tem como missão central a preservação e promoção da música brasileira. Com esse compromisso, buscamos apoiar artistas que são referências no cenário musical, facilitando o acesso ao capital financeiro necessário para que possam continuar desenvolvendo suas carreiras. Essa iniciativa permite que mais músicos tenham a oportunidade de crescer e expandir sua produção, ao mesmo tempo que preserva o legado cultural da música brasileira”, destaca Ana Gabriela Mathias.

Estabilidade e crescimento

O investimento em royalties musicais apresenta algumas vantagens que atraem investidores em busca de ativos descorrelacionados ao mercado tradicional. Além disso, o setor fonográfico tem se mostrado resiliente em tempos de incerteza política e econômica, e o pagamento de royalties é garantido sempre que as músicas do catálogo são executadas, oferecendo uma renda passiva mensal para os investidores.

“Diversificar a carteira de investimentos do mercado tradicional, por meio de ativos que oferecem potencial de fluxo contínuo de receitas, é uma estratégia promissora. Essa oportunidade é impulsionada pela popularidade e pela alta execução de determinadas músicas. No cenário atual, essa operação se diferencia ao apresentar CRs lastreados em direitos creditórios vinculados a obras musicais. Isso significa que os investidores têm acesso a um novo tipo de ativo financeiro, cuja rentabilidade está atrelada ao desempenho comercial dos catálogos musicais, permitindo uma maior diversificação e novas fontes de receita na carteira”, acrescenta Arthur Farache, CEO da Hurst Capital.

Os fluxos de pagamentos repassados aos investidores são provenientes da arrecadação de valores em execução pública e direitos fonomecânicos. Tais fluxos são arrecadados mensalmente, trimestralmente ou semestralmente, dependendo do período de repasse de cada fonte pagadora. Em todos os casos, os valores repassados são referentes à performance das músicas no período analisado.

Além da performance há outros elementos considerados no momento da escolha das obras que integrarão o portfólio da operação. O “fator nostalgia”, por exemplo, tem um grande peso quando o assunto é o grupo Só Pra Contrariar (SPC), que foi um dos maiores expoentes do pagode dos anos 1990, deixando uma marca profunda na música popular brasileira. Com um repertório consolidado e uma longa carreira de sucessos que marcaram gerações, o catálogo de Fernando Pires inclui clássicos nostálgicos do chamado “pagode 90’s”.

Só Pra Contrariar não só ajudou a moldar a sonoridade do pagode dos anos 1990, como também contribuiu para elevar o gênero a um patamar comercial jamais visto, abrindo portas para outras bandas e artistas que seguiram o mesmo caminho. O sucesso do SPC foi determinante para a “explosão” do pagode romântico no Brasil, fazendo do grupo uma referência icônica dentro do cenário musical da época.

O auge da popularidade do grupo veio em 1997, com o lançamento do álbum homônimo Só Pra Contrariar, que vendeu mais de 3 milhões de cópias, sendo o quarto disco mais vendido da história da música brasileira.

No caso das composições de Luan Rafael, pesa muito a questão do gênero musical, já que o sertanejo é muito apreciado no Brasil. Luan Rafael é formado em medicina, mas encontrou na música o rumo da sua vida. Além de compositor de canções que se tornaram hits nas vozes de ícones do sertanejo, ele também faz parte da dupla Theo e Luan. Ao lado de Theo, o sonho de trilhar o caminho da música fez com que a carreira da dupla tomasse novos rumos. Ambos já compunham, porém, a dupla nasceu para que o sucesso fosse propagado também para suas composições, que posteriormente foram gravadas por grandes artistas, como Gustavo Mioto e Zé Neto & Cristiano.

Playlist
https://open.spotify.com/playlist/1WED4GOYIR6ehrvbUMJgXo?si=96955794476c45ae

Author

Share